Dica para o uso da vírgula seguida de "e" com sentido adversativo.
Visualizar como página web

Olá *|PRIMEIRO_NOME|*,

tudo bem?

Vamos para mais uma dica de português? Hoje seguiremos com mais uma regra de pontuação! Mas, dessa vez, para o uso de vírgulas! Uma bastante específica. 

Todos sabemos que a vírgula poderá ser utilizada para substituir o conector "e" em enumerações simples. Quando isso acontece, é comum entender que a vírgula introduz uma continuidade na enumeração e o conectar um fechamento. Mas como é o uso da vírgula quando o "e" é utilizado, em períodos compostos, com sentido adversativo? 

Nesse caso, o uso do sinal será facultativo! Isso mesmo: quando o "e" equivaler a, por exemplo, "mas" ou "porém", a vírgula será facultativa"! 

Vamos ver alguns exemplos?

  • Exemplo1: O pai prometeu ajudar a filha e nada foi realmente feito. CORRETO. Uso facultativo, pois expressa sentido adversativo. 
  • Exemplo2: O pai prometeu ajudar a filha, e nada foi realmente feito. CORRETO. Emprego adequado porque expressa oposição.  

Ficou clara essa particularidade do sinal? =] Caso queira ler mais a respeito do uso das vírgulas, não deixe de conferir o texto no meu blog! Para isso, basta clicar no botão abaixo!

SINAIS DE PONTUAÇÃO - USOS DA VÍRGULA

Mais uma vez, torço, de coração, que isso lhe ajude a galgar mais alguns degraus rumo aos seus objetivos!

Se você gostou desse conteúdo e deseja ler sobre algum assunto específico, envie-me um e-mail com sua sugestão que irei trabalhar nela com carinho! 

Um beijo,

Flavinha 

Enviado por Professora Flávia Rita

Rua Batista de Figueiredo, 30 - Villa Paris - Whatsapp: (31) 99745-0684 Televendas: (31) 3296-0590

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.